Profissionais da Semusa recebem capacitação com foco na redução de gravidez não planejada e índices de mortalidade materna
.jpg)
O aperfeiçoamento tem como objetivo qualificar os servidores e ampliar a oferta dos métodos contraceptivos, como os Dispositivos Intrauterinos (DIU) e o implante subdérmico, com foco na redução de gravidez não planejada e nos índices de mortalidade materna.
A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), reuniu profissionais de saúde do município e do estado. Na capital, a finalização prática do curso reuniu representantes da Semusa, que serão os multiplicadores para expandir o acesso à contracepção, com ênfase em DIU, entre usuárias da rede municipal e, assim, garantir o planejamento reprodutivo.
.jpg)
“Essa é uma das estratégias de saúde pública que eu realmente defendo. A Semusa tem uma grande preocupação e compromisso com o planejamento familiar. Por meio da educação reprodutiva, se estabelece uma rede de estratégias bem ampla com informações sobre inserção do DIU, da vasectomia e da laqueadura, e com isso, os números de acolhimento a estes métodos têm aumentado. O projeto de escalonamento dos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração fortalece a ideia de que as mulheres podem sim programar quando querem engravidar”, frisa.
A enfermeira e subgerente do núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, Ana Emanuela, participou da qualificação e explica que a região Norte é uma das regiões do Brasil com maiores taxas de incidências de gravidez na adolescência e também de mortalidade maternas decorrentes de gestações indesejadas.
.jpg)
O QUE SÃO OS LARCs?
A sigla LARC vem do inglês, long-acting reversible contraceptives, na tradução: métodos reversíveis de longa duração. Como é o caso do DIU de cobre e do implante hormonal subdérmico, ambos com taxas altamente eficazes.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o DIU de cobre e o implante subdérmico têm, respectivamente, uma taxa de eficácia de 99,4% e 99,95%, igual ou até mesmo superior à laqueadura, e são estratégicos para diminuir tanto os índices de gravidez não intencional como a mortalidade materna.
OUTROS MÉTODOS
.jpg)
SERVIÇOS
Atendimentos voltados à saúde da mulher estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Porto Velho. A atenção primária é responsável por realizar serviços de menor complexidade, como vacinação, pré-natal, acompanhamento médico e odontológico, programas de prevenção e promoção de doenças e o planejamento familiar.
O programa de planejamento familiar é uma das estratégias da Semusa para garantir acesso à informações sobre métodos de contracepção eficazes e prevenção de ISTs, o que contribui para uma vivência da sexualidade de forma saudável.
Além disso, o público feminino conta com o Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) para atendimentos especializados e procedimentos de média complexidade, através de encaminhamento. O local oferece ambulatórios de ginecologia, mastologia, cirurgia ginecológica, inserção de métodos contraceptivos reversíveis como o DIU e irreversíveis a exemplo da laqueadura.