Veículo adquirido por meio de emenda
parlamentar, retorna ao local de destino para atender as crianças do projeto
O campo do Guarani, no distrito de Extrema, foi
palco de uma grande celebração do esporte porto-velhense, reunindo times do
projeto Construindo Campeões da Ponta do Abunã. O evento marcou o retorno da
van totalmente revitalizada e plotada, após um ano fora de uso, uma iniciativa
da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo,
Esporte e Lazer (Semtel), realizada no último sábado (16).
Veículo
vai reforçar a locomoção dos alunos para campeonatos dentro e fora do estado
O veículo foi adquirido por emenda da deputada
federal Silvia Cristina e, em parceria com a prefeitura, vai reforçar a
locomoção dos alunos para campeonatos dentro e fora do estado. A gestão também
entregou 500 coletes e 600 medalhas às crianças do projeto Construindo Campeões
da Ponta do Abunã, que atende os distritos de Extrema, Vista Alegre, Nova
Califórnia e a comunidade indígena Kaxarari.
O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, falsou
sobre a importância da promoção do esporte. “Acreditamos que o trabalho com a
união de forças gera bons feitos. Estou muito feliz com o projeto na Ponta do
Abunã, que tem tudo para prosperar, gerando oportunidades para as crianças e
seus familiares”, frisou.
Também esteve presente, o secretário da Semtel,
Paulo Moraes Júnior que reafirmou o compromisso da pasta com o esporte.. “Nós
prometemos que iríamos trazer essa van de volta. E assim fizemos. Daremos
continuidade a expansão desse projeto e reiteramos o nosso compromisso com a
população. Parabenizamos a todos os atletas que nos representam e muito bem.
Contem conosco e só estamos começando”, afirmou o secretário.
RECONHECIMENTO
Leo
Moraes destacou a importância da promoção do esporte
O fortalecimento do esporte no distrito de
Extrema tem gerado grandes expectativas para a comunidade e região. A
administradora do distrito, Keila Cherubini considera que um novo cenário está
sendo construído em prol do esporte para as crianças e, consequentemente, para
as famílias. “Estamos celebrando um importante momento, a nossa comunidade se
sente lembrada pela gestão municipal. Por isso, agradecemos imensamente à
Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel. O nosso distrito só tem de
agradecer”, declarou.
Do mesmo sentimento de gratidão compartilha
dona Makcilene Gomes Luz, mãe da Stephanne Bheatriz, que há dois anos, treina
futebol de campo na categoria Sub 17. Para ela, é um prazer fazer parte do
progresso do esporte na comunidade. “É muito gratificante acompanhar esse
projeto incrível, que tem contribuído com ensinamentos e direcionando nossas
crianças para um caminho melhor, de respeito tanto com os colegas quanto com os
pais dentro de casa. Eu acompanho meus dois filhos, uma no sub 17, que está
encerrando a participação no projeto e o outro no sub 10. E é muito bom ver a
prefeitura dando essa atenção ao distrito, ainda mais agora com a entrega da
van para nós. E isso é mais um passo que foi dado para a evolução das crianças,
futuros atletas”, disse animada.
Keila
Cherubini considera que um novo cenário está sendo construído em prol do
esporte para as crianças
Ao lado da mãe, Stephanne afirma estar feliz
por ter participado do projeto. “Estou encerrando um ciclo de muito aprendizado
com nossos treinadores e, também, foi um prazer enorme representar nosso
distrito, nosso estado em campeonatos. Estou muito feliz por presenciar esse
momento especial que vai beneficiar muitas crianças, que sonham em crescer
profissionalmente no esporte”, disse.
Com os olhos brilhando de emoção, o senhor
Moisés de Mattos, pai do Edgar Victor, que treina na categoria sub 9, fala
sobre o orgulho de ver o filho crescendo no esporte. “Fico muito feliz por ver
meu filho sendo assistido por meio do projeto Construindo Campeões, que tem
tirado as crianças da rua, da frente da tela do celular, além da promoção da
interatividade, contribuindo para o crescimento e sabedoria dos alunos. O
projeto ativa nas crianças o sonho de ser um atleta profissional. E isso é
importante para a nossa região. Parabéns à prefeitura por dar essa força para
nós”, enfatizou.
CONSTRUINDO CAMPEÕES NA PONTA DO ABUNÃ
Makcilene
Gomes Luz contento por sua filha Stephanne ter participado do projeto
Atualmente, o projeto conta com aproximadamente
de 600 crianças de diferentes distritos, como: Extrema, Vista Alegre, Nova
Califórnia e comunidade Kaxarari e tem a parceria da Academia de Futebol de
Extrema (AFEX), que delega todas as categorias do futebol de campo.
O projeto vai muito além de revelar novos
talentos, visa também a socialização, o comprometimento com as regras, o
fortalecimento psicológico e físico.
A AFEX/Construindo Campeões trabalha com
crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, onde além da promoção de treinos, a
Semtel oferta Kit lanches, material esportivo e instrutores qualificados. De
acordo com os coordenadores do projeto Construindo Campeões na Ponta do Abunã,
Ananias Leonardelli e Valdecir José Rodrigues, as crianças vem se destacando
nos campeonatos estadual acreano e rondoniense, em todas as categorias.
De
acordo com Ananias Leonardelli, as crianças vem se destacando nos campeonatos
“A AFEX vem representando o Estado de Rondônia
em diversas categorias femininas e masculino no campeonato acreano de futebol,
desde as categorias sub11, sub13, sub14 sub 15 e sub 17. E disputando
competições no estado, como na Copa Genus e Copa Zico, onde as categorias
femininas sub11, sub 14 e sub17 se consagraram campeãs. Além de vários títulos
em outras categorias. Tendo hoje como nosso maior orgulho feminino a jogadora
Giselly Braz que é Lateral Esquerda da Equipe do Palmeiras e constantemente é
convocada para a seleção brasileira de base”, detalhou Ananias.
Ainda de acordo com o coordenador, o evento em
Extrema reacendeu ainda mais a esperança de dias melhores nos distritos,
principalmente pela volta do transporte, que há um ano estava em Porto Velho e
fez falta para o bom andamento das competições neste ano de 2025. “Estamos
vivenciando um momento muito importante para as nossas crianças do projeto.
Pois, por meio desse veículo será possível não somente conduzir os atletas para
campeonatos, mas também para sonhos”, concluiu.