Projeto segue aberto ao público até o dia 7 de outubro
Alunos da Escola Major Guapindaia visitaram a exposição no primeiro diaA composição da exposição foi trabalhada ao longo de quatro meses. Soraya Chediak, uma das autoras do projeto, destaca como se deu a coleta e escolha das imagens. “Nós fizemos várias seleções a partir do acervo do IBGE, da USP, de grupos criados em redes sociais e do próprio arquivo da biblioteca. Nosso objetivo é trabalhar a história e memórias da nossa capital justamente por meio das imagens”, explica.
Ao todo, são 168 fotografias expostas que retratam momentos importantes da história de Porto Velho, como a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) e de prédios e monumentos que caracterizam o município. Para o fotógrafo Rosinaldo Machado, que veio para Porto Velho acompanhar o então governador Jorge Teixeira ainda na década de 1970, a fotografia tem um papel essencial para a história.
A entrada no local é gratuita e segue até o próximo dia 7A exposição também é uma oportunidade para as novas e futuras gerações conhecerem uma outra Porto Velho. No primeiro dia, alunos da Escola Major Guapindaia visitaram o local. Pertencentes a uma geração acostumada a registrar o dia a dia por meio de celulares, eles nem imaginam as dificuldades enfrentadas pelos entusiastas da época.
“Acho interessante para nós e para as próximas gerações vermos o quanto era difícil para eles nessa época. Quanta gente morreu para construir Porto Velho como a gente conhece hoje. Era uma outra época e acho muito importante não deixarmos isso ser esquecido”, declarou a estudante do 3º ano do ensino médio, Regina Cidade.
A exposição “História de Porto Velho em Fotografias de Vídeos” segue até o próximo sábado (7), na Biblioteca Francisco Meirelles, no Centro, das 8h30 às 21h. A entrada é gratuita.