Semusa leva capacitação sobre prevenção a acidentes de trabalho para servidores

 Aproximadamente 30 profissionais, de cinco unidades de saúde, participam do treinamento

Aproximadamente 30 profissionais participam do treinamentoAproximadamente 30 profissionais participam do treinamento
Profissionais de cinco unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) estão passando pelo treinamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A capacitação é um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho.

O evento, que acontece no auditório da Escola do Legislativo, na capital, reúne aproximadamente 30 profissionais das Unidades de Saúde da Família: Aponiã, Caladinho e Renato Medeiros. Além também de servidores da UPA Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Álcool e Drogas).

O QUE É CIPA?

O principal objetivo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalhador (Cipa) é promover educação para prevenir doenças e acidentes de trabalho, mediante controle dos riscos presentes no ambiente de operações do servidor.

Capacitação é um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto VelhoCapacitação é um serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho
Segundo o gerente da Divisão de Acompanhamento do Trabalhador em Unidade de Saúde (Diactus), Bruno Luiji, unidades que possuem mais de 20 servidores internos precisam constituir a Cipa.

“A Cipa é constituída pelos servidores que são eleitos entre os seus colegas nas unidades de saúde para promover educação e orientações no ambiente de trabalho. O objetivo dela é prevenir qualquer tipo de acidente”, relata o gerente.

Após serem eleitos, os servidores passam pelo treinamento com duração de 40 horas. A oficina é ministrada por uma equipe multiprofissional, como técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e psicólogos. Todos levando conhecimento com base nas normas regulamentadoras.

ORGULHO

O curso, que começou na segunda (23), se estende até o próximo dia 27O curso, que começou na segunda (23), se estende até o próximo dia 27
Erika Karla foi uma das eleitas para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalhador do Caps AD. Servidora há mais de 15 anos, essa é a primeira vez que ela participa da Cipa e narra o sentimento.

“Eu estou muito feliz em participar desse curso, porque ele é de extrema importância, não só pra mim, mas para todos os profissionais que atuam na unidade. Porque, através desse treinamento, quando a gente chegar lá no Caps, a gente vai implementar a Cipa e, assim, contribuir e minimizar esses riscos que temos durante a nossa jornada de trabalho”, disse Erika Karla.

Quem também fez questão de compartilhar o sentimento de participar do treinamento, foi a Stefane Simões, psicóloga há mais de 15 anos na rede pública de saúde do Município.

“Fazer parte da comissão é muito gratificante, pois vamos poder minimizar os riscos que os servidores têm nas unidades. Esse treinamento é de extrema importância, porque através dele, encontramos todos os caminhos de prevenção, pois tem uma equipe que está sendo preparada para verificar esses riscos”, relata a psicóloga.

Durante o treinamento, os servidores receberam apostilas com instruções e normativa. O curso que iniciou na última segunda-feira (23), seguirá até a próxima sexta-feira (27).

Após passarem pela capacitação, os servidores qualificados ficarão no mandato da Cipa por um ano, ou seja, até novembro de 2024.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem