Programação teve foco na prevenção e promoção da saúde e o envelhecimento ativo da terceira idade
Ação abordou a saúde metal do idoso e envelhecimento ativo na terceira idadeDurante o evento, os participantes foram orientados sobre a importância de manter uma rotina saudável e os benefícios do cuidado com a saúde mental. A programação também reuniu meditação, palestras educativas, aferição de pressão arterial e glicemia, renovação de receitas, sorteios e o preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
Em processo de luto há cerca de um mês, o aposentado Leonel Aquino de Souza, de 72 anos, declarou que o momento de interação serviu como forma de se distrair e cuidar da saúde. O idoso chegou na escola logo cedo, fez teste de glicemia, aferiu a pressão arterial e aproveitou para renovar uma receita médica.
De luto há um mês, Leonel disse que o momento serviu também para distrairA médica e preceptora da Fimca, Paula Grabner, explicou que a ação teve como foco a saúde mental do idoso em alusão ao setembro amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, e permitiu que os idosos fossem melhor acompanhados, já que durante a atividade foi possível observar o histórico do paciente e suas condições de saúde, informações que estão reunidas na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.
Atividades corroboram para que população tenha suporte integral por parte dos profissionais de saúdeFerreira Morais, gerente da USF Caladinho, destacou que a programação faz parte do calendário de saúde da unidade, e que essas atividades educativas são uma forma de fazer com que a população tenha suporte integral por parte dos profissionais de saúde.
“Nós aproveitamos o momento de interação com os pacientes para estabelecer uma relação de cuidado que vai além da unidade de saúde. Esse momento de interação e contato é primordial para que a população seja melhor acompanhada, especialmente as pessoas idosas, que são tão vulneráveis e precisam de maior atenção”, compartilhou.