Com articulação do deputado Ribeiro do Sinpol, servidores da Polícia Civil poderão atuar na área da saúde

 

Com articulação do deputado Ribeiro do Sinpol, servidores da Polícia Civil poderão atuar na área da saúde

Aprovada e sancionada a Lei Complementar nº 1.295/2025, que garante respaldo jurídico a médicos legistas e demais profissionais de saúde da corporação.

A sanção da Lei Complementar nº 1.295/2025 trouxe avanços importantes para a Polícia Civil de Rondônia. A norma, articulada pelo vice-líder do governo, deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), assegura que médicos legistas e outros profissionais de saúde possam exercer suas funções sem impedimentos legais, em conformidade com a Constituição Federal.

De acordo com a lei, os cargos de Médico Legista e de demais servidores da saúde vinculados à corporação não se submetem às mesmas regras do acúmulo de funções previstas no Estatuto da Polícia Civil, devendo respeitar o disposto no artigo 37 da Constituição Federal. A medida corrige uma antiga lacuna jurídica e garante estabilidade no exercício dessas atividades.

Ribeiro do Sinpol destacou que a conquista é fruto de diálogo entre a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado, além de atender e corrigir uma demanda histórica da categoria.

“Essa articulação foi essencial para assegurar que os profissionais de saúde da Polícia Civil tivessem a devida valorização e segurança jurídica no desempenho de suas funções. É uma vitória da classe com o apoio do governador coronel Marcos Rocha”, declarou o parlamentar.

O deputado também agradeceu ao governador Marcos Rocha, que sancionou a lei, reconhecendo a relevância do tema para o fortalecimento da segurança pública em Rondônia.

“A Polícia Civil tem avançado em nosso estado, e isso se dá ao diálogo que sempre foi prioridade no governo do governador coronel Marcos Rocha. Avanços significativos na segurança pública, realinhamento histórico, investimentos, essa tem sido a base do nosso governador”, finalizou o parlamentar.

Texto: Anderson Nascimento | Jornalista
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALERO


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem